Lojão do Síndico


A importância do antiderrapante (no capacho)

Capachos antiderrapantes: mais segurança para sua família.

A importância e as vantagens de capachos antiderrapantes e outros materiais.

Um simples escorregão já causou consequências gravíssimas a muita gente. Uma queda pode causar lesões dos mais diversos tipos, desde uma simples luxação em um dedo do pé, até mesmo, infelizmente e muito comum, uma fratura óssea na bacia ou no fêmur, por exemplo, que são muito graves! Nossa casa ou outros ambientes que frequentamos estão cercados de objetos que, aparentemente inofensivos, quando ocorre uma queda se revelam absolutamente perigosos, como o meio fio de uma calçada ou o vaso sanitário de um banheiro.

Por isso, é de extrema importância a certificação de que estamos em um ambiente seguro, que cuidemos para que não venhamos a sofrer quedas decorrentes de escorregões e, para tal, na hora da construção devemos optar por pisos antiderrapantes e devemos investir em equipamentos de segurança complementares, como fitas “de lixa” nas escadas, por exemplo, ou tapetes e capachos antiderrapantes onde o piso é liso, como banheiros e cozinha.

As cozinhas trazem perigos maiores ainda, porque ao escorregar podemos derramar algum líquido quente. Nos banheiros há risco de derramar produtos de limpeza, químicos, que podemos deixar cair nos olhos. Portanto é sempre necessário avaliar os riscos para distribuir os pisos e materiais antiderrapantes pela casa.

Mas não é somente nas casas que estamos correndo esses riscos. Existem outros ambientes, como corredores de prédios, lojas, consultórios, academias, enfim, a lista é infinita. Logo, se você é um comerciante ou empresário e chegou até este artigo, ele também foi feito pra você. Afinal, a segurança dos seus clientes é a sua também.

Como identificar materiais antiderrapantes

A regra básica para saber se um material é antiderrapante é que ele não seja duro e liso ao mesmo tempo. Os porcelanatos lisos, por exemplo, são extremamente escorregadios. Duro e liso. Cerâmicas e pedras, quando ásperas, normalmente funcionam bem como antiderrapantes. Repare: a pedra São Tomé, por exemplo, é bem áspera e excelente antiderrapante. Já a ardósia, lisa, muito escorregadia.

Os principais materiais antiderrapantes são os emborrachados. É sempre importante conferir se há um bom grau de fricção. Podemos também fazer sempre os testes com água, pois muitos materiais antiderrapantes, quando molhados, perdem esta função rapidamente, como é o caso de alguns tipos de pedras, como a lajotinha, por exemplo. Tudo depende também – e muito – se o indivíduo está descalço ou calçado. Faça sempre os testes, dependendo da área onde será aplicado o material.

Uma diferença importante que deve ser observadas a respeito dos capachos e tapetes antiderrapantes, é que os mesmos não precisam ser verificados na parte de cima, mas sim na parte de baixo, pois o solado do tapete ou capacho comum é que costuma escorregar em contato com o piso. Veja capachos antiderrapantes no site.

Como escolher e aplicar o material antiderrapante ideal para a sua casa ou empresa.

Os principais cômodos residenciais ou de empresas que têm necessidade de antiderrapantes são banheiro e cozinha. As opções são construir ou reformar com piso antiderrapante ou, caso já exista um piso liso, os capachos e passadeiras antiderrapantes são as melhores opções.

Em seguida vêm as escadas e rampas. Aqui, sem dúvidas, a melhor opção é a aplicação das fitas antiderrapantes tipo “lixa”. Considere colocar um capacho ao pé da escada ou rampa, para que retenha as maiores sujeiras dos solados dos sapatos e conserve as fitas por mais tempos, pois elas são bem caras! Não se esqueça de escolher um capacho antiderrapante também.

Áreas externas como quintais, calçadas, garagens, jardins e similares não têm muita opção. A escolha do piso antiderrapante é a melhor saída. Já as áreas constantemente úmidas, como piscinas e decks de banheiras de hidromassagem, ou saunas, por exemplo, permitem uma maior variedade de soluções. Saiba mais sobre pisos antiderrapantes ou tipos de tapetes antiderrapantes específicos para áreas úmidas, como o Water Kap e Acqua kap.

Segurança e acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especiais

Caso a sua empresa ou residência tenha acesso de idosos e pessoas com deficiência física, saiba que estes estão sujeitos a maiores riscos de acidentes e quedas. Por isso, a sua responsabilidade é ainda maior em relação aos cuidados com a segurança destas pessoas. Principalmente nas empresas, fique atento às normas e regulamentações sobre segurança.

Pisos antiderrapantes têm maior durabilidade

Uma vantagem interessante dos pisos antiderrapantes é a sua alta resistência à abrasão e impactos que podem causar furos, rachaduras e arranhões. Mesmo assim, para uma maior conservação, é indicado que se faça uma impermeabilização, que ainda facilita a limpeza. Além disso, podemos optar por dispor tapetes e passadeiras sobre eles, para uma durabilidade ainda maior.

Source: Inova tapetes

Espere! Antes de sair, Cadastre seu E-mail e Receba Ofertas Exclusivas!

Holler Box